Vasectomia tem volta?

A Vasectomia é um procedimento que causa muitas dúvidas nos homens, o que acaba influenciando no surgimento de mitos que podem afetar na decisão de optar ou não por esse tipo de método contraceptivo.

A verdade é que a vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, seguro e eficaz! Para esse procedimento, são feitos pequenos cortes ou punções no escroto para encontrar os ductos deferentes, que são cortados e selados. Com isso, a passagem dos espermatozóides é vetada, o que impede a fecundação.

Ela não altera a libido, nem a capacidade de ter ereções ou a sensação de prazer durante o sexo. A função sexual permanece a mesma. Apesar de ser considerada um método contraceptivo permanente, a reversão é possível em muitos casos. Contudo, ela não é garantida e pode não restaurar completamente a fertilidade.

A cirurgia não costuma levar mais de 30 minutos e o paciente recebe uma anestesia local. Após isso, é recomendado evitar relações sexuais ou atividade físicas intensas por cerca de uma semana. O pós-operatório também é bem rápido e a maior parte dos homens pode retomar suas atividades normais em poucos dias.