Urologia Geral

A urologia é uma especialidade médica responsável por estudar e tratar doenças que são relacionadas às vias urinárias. No caso dos homens, a especialidade ainda se estende no trato do pênis, da próstata e da bolsa escrotal.

O urologista trabalha na prevenção de doenças, além da realização de diagnósticos e cirurgias. Ainda, é capaz de tratar enfermidades relacionadas aos rins, ureteres, bexiga, uretra e órgãos do sistema reprodutor masculino.

Alguns problemas de saúde que podem ser tratados pelo urologista são:

Infecção urinária
Pedra nos rins
Inflamação no trato urinário
Infertilidade
Incontinência urinária
Ejaculação precoce
Câncer de próstata
Câncer de bexiga
Doença renal crônica
Infecções sexualmente transmissíveis

Quando procurar um urologista?

É preciso ficar atento aos sinais do corpo. Não deixe de visitar um profissional ao observar qualquer alteração, como sangue na urina, dor ao urinar, mudança na frequência em que vai ao banheiro e desconfortos durante as relações sexuais.

Também são situações de alerta: perda involuntária de urina, infecções urinárias frequentes, alterações palpáveis no abdômen ou na região renal e dores na região lombar-abdominal e virilha.

Nos homens, também quando houver disfunção erétil, detecção de nódulos no testículo ou mesmo dor no local.

Homens com idade a partir de 40 anos, têm um compromisso anual com o urologista para realizar exames de próstata, mesmo que não apresentem sintomas da doença.

Quais exames o urologista pode solicitar?

- Ultrassom
- Avaliação peniana
- Espermograma
- Ressonância magnética
- Estudo urodinâmico
- Fluxometria livre
- Tomografia
- Biópsia de próstata transretal
- Biópsia de bexiga

Quais tratamentos o urologista pode recomendar?

Doenças que afetam o trato urinário e o sistema reprodutor masculino podem ser tratadas tanto através de medicamentos quanto cirurgicamente. Em alguns casos, como no câncer de próstata, pode ser preciso radioterapia e quimioterapia, por exemplo.

Em outras situações, também há possibilidade de o paciente ser encaminhado para reposição hormonal.